O PROFESSOR DE PESCA: UMA NOVA POSSIBILIDADE PARA APRENDER BEM

PAULO FALCÃO

Nas últimas décadas, a pesca com iscas artificiais tem evoluído de modo categórico. Nesse ínterim, foram criadas diversas técnicas de arremesso com carretilhas/molinetes e manuseio de iscas artificiais.

De um modo geral, a aprendizagem das técnicas de arremesso e trabalho de iscas artificiais ocorre por meio das seguintes formas: processo mimético¹, aprender com os amigos/familiares pescadores; e participação de cursos oferecidos por pescadores experientes. No entanto faz-se necessário problematizar sobre cada processo e, a partir de suas possibilidades e limitações, pensar sobre os fatores que envolvem a aprendizagem.

Em relação ao processo mimético, o aprendiz tem o benefício de não arcar com investimentos, por outro lado, o barato pode sair caro, pois perderá muito tempo para aprender determinada técnica e, provavelmente, haverá o risco de fazê-lo de modo errado, ou seja, assistir a um vídeo na internet e/ou a um programa de televisão poderá acarretar numa automatização errônea da técnica, fato difícil de ser revertido.

Por mais habilidoso e experiente que seja o seu amigo/familiar lembre-se sempre que tal indivíduo não é um professor. Logo, as informações transmitidas, por mais que sejam carregadas de boas intenções, não possuem saberes imprescindíveis que configuram a boa aprendizagem. Ensinar uma habilidade especializada requer um processo de formação condizente, que só será desenvolvido por quem entende do assunto.

Atualmente, as pessoas que pretendem iniciar na pesca com iscas artificiais e/ou aprofundar seus conhecimentos podem desfrutar de cursos de pesca ministrados por pescadores experientes. Tais serviços possuem a vantagem de oferecer aos alunos/as a oportunidade de dialogar e adquirir técnicas, dicas e macetes que foram obtidos durante vários anos de pesca em diversos locais e situações. Porém, tais cursos acontecem esporadicamente, duram um dia inteiro e são divididos em duas partes (uma teórica e outra prática).

A partir disso, penso que o papel do professor de pesca torna-se fundamental para contribuir e enriquecer com o processo de iniciação e de aperfeiçoamento dos pescadores, pois, por meio de suas ações, os/as alunos/as poderão usufruir de espaços de aprendizagem que favoreçam a aquisição das múltiplas habilidades que são essenciais para a execução das técnicas básicas e/ou aprimoramento das técnicas avançadas.

A proposta do professor de pesca é apresentar um trabalho diferenciado e oferecer por meio dos cursos de arremesso:

– núcleo de formação especializado;

– aulas particulares – personal fisherman (trabalho personalizado);

– flexibilidade/disponibilidade nos horários das aulas;

– cursos para pequenos e grandes grupos;

– sistema de avaliação e acompanhamento;

– curso especial para crianças e jovens;

A precisão do arremesso é fundamental na pescaria de diversos peixes predadores, por exemplo, os ardilosos robalos – Flechas e Pevas – que ficam escondidos nas estruturas/raízes do mangue para caçar. Portanto, dominar as diversas técnicas e saber qual utilizar em determinada situação fará toda a diferença em sua pescaria.

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¹Ação na qual o aprendiz procura imitar alguém que possui o conhecimento.

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