UM PONTO NEGATIVO EM TODA ESSA HISTÓRIA

VITOR LUIS SBRANA MERICI

É fato que a pesca esportiva e a utilização de iscas artificiais vêm se desenvolvendo gradativamente com o tempo. Tal evolução faz com que muitos pescadores busquem o aperfeiçoamento técnico.

Apesar de possuir uma noção básica sobre dois arremessos, sendo eles o Overhead Cast e o Side cast, tinha consciência de que a forma como empregava meus conhecimentos não era a mais correta. Visualizava vídeos e mais vídeos, mas o desempenho não sofria qualquer melhoria ou avanço.

Por este motivo, em outubro de 2018, a fim de desenvolver meus conhecimentos, localizei na internet o site do Professor de Pesca (Paulo Falcão). Em nossa primeira conversa, o questionei sobre o curso para saber quais conteúdos eram desenvolvidos e os procedimentos didáticos por ele utilizados. De um modo geral, foram realizadas cinco técnicas e uma variação. O Professor de Pesca fez o aperfeiçoamento dos arremessos que eu conhecia, incluindo a forma correta de posicionamento de corpo e o modo adequado de execução. Em seguida, trabalhamos três técnicas novas: o Backhand Cast, o Flip Cast e o Spiral Cast.

As novas técnicas desenvolvidas no curso foram as que tive maior dificuldade. Foram inúmeras as vezes em que falhei, o que me fez pensar se a pesca era um hobby que queria continuar tendo, pois via arremessos sendo realizados de forma perfeita, mas eu não conseguia realizá-los com a mesma maestria.

Embora os erros passassem pela minha cabeça, em um looping sem fim, continuei treinando os arremessos que tinha maior dificuldade diariamente, ao menos 30 (trinta) minutos cada. Dia após dia a técnica estava se aperfeiçoando, mas longe do resultado que eu queria, o que me fortalecia cada vez mais nos treinos.

Além dos treinos diários, que possibilitou avanços significativos, comparecer regularmente em pesqueiros exclusivamente para treinar as técnicas, sem preocupação em pegar peixes, foi um complemento importante na minha aprendizagem.

Cabe destacar, ainda, que a participação em outros cursos realizados pelo Professor de Pesca foi um ponto decisivo no aperfeiçoamento dos meus arremessos. Isto porque, através do contato com os novos alunos e das diferentes explicações feitas por ele, pude solucionar todos os pontos que continham imperfeições.

Ademais, outros benefícios que o curso me proporcionou foram os acompanhamentos semanais realizados pelo Professor de Pesca, que de forma significativa aprimoraram as técnicas aprendidas, incluindo o desenvolvimento de novos arremessos, como o Three Quarter Cast, o Pitching Cast e o importante e extremamente técnico Skipping Cast, sem contar o grande amigo que o curso me propiciou.

Sim, aquilo que poderíamos chamar de contato professor/aluno, passou a ser um contato de amigo, tendo em comum o amor pela pesca esportiva.

Aliás, a paixão dele pela pescaria de robalos foi absorvida por mim também, e graças à indicação que fez do renomado guia Diego Motta (atua na região da baixada santista) que, além de me orientar na minha primeira experiência com os robalos, é outra amizade conquistada no contexto da pesca.

Outro ponto que não posso deixar de relatar é sobre a assessoria prestada pós-curso. O Professor de Pesca me indicou equipamentos de ótima qualidade e alto desempenho, entre eles, destaco as varas customizadas pelo Renato Badejo da Miraguaia Custom & Service, sendo mais um amigo que a pesca me proporcionou.

Essa assistência evidenciou o excelente trabalho que vem sendo prestado pelo Professor de Pesca. Gostei tanto dos serviços realizados que presenteie a minha noiva, Thayná, com um Curso de Arremesso. Hoje, posso compartilhar os valiosos momentos proporcionados pela pesca esportiva ao lado dela, que se tornou uma ótima pescadora.

De fato, aquilo que o curso me proporcionou não tem como mensurar, e aos poucos fui desenvolvendo e aprimorando as minhas técnicas, o que não teria sido possível se não fossem pelos treinos de arremessos que fazíamos e continuamos fazendo regularmente aos finais de semana.

Por outro lado, existe um único ponto negativo em toda essa história: a conduta descarada e corriqueira do Professor de Pesca ao “furtar” minhas iscas soft para utilização nos treinos de Skipping Cast.

Vídeos recentes