CONTRA QUALQUER PREVISÃO
PAULO FALCÃO
A jangada¹ arrastada pela vazante intensa revelava o ritmo da natureza. A maré não respeita o tempo, ao contrário, ela o determina. É a maré, sob influência lunar, aliada ao vento, que dita tudo o que acontece no mangue. A vida se faz e se desfaz continuamente ao tempo da incansável maré.
Desafiá-la é, no mínimo, um risco. Alterar o seu ritmo é impossível; e ao observá-la percebo o quanto somos frágeis e pequenos diante à natureza selvagem. Respeitá-la faz-se necessário e conhecê-la é primordial para interagir e, quem sabe, usufruir do que ela tem a nos oferecer.
O barco apoitado junto ao manguezal fora uma boa oportunidade para a prosa despretensiosa, que era acompanhada por silenciosos devaneios. Mas como é difícil controlar os impulsos e esperar o momento certo. Às vezes, nós temos apenas um breve período para agir e muito tempo para aguardar.
As quimeras eram interrompidas com os saltos espetaculares das tainhas. Sempre penso em como que deva ser a captura da tainha, dizem que é difícil, pois ela é arisca e sua boca é pequena, mas imagino que deva ser bem interessante. Carrego essa curiosidade desde a mais tenra idade. Ainda criança nas pescarias de Robalos² , Pescadas e Parus em Cananéia, os saltos das tainhas encantavam-me. Porém, jamais tentei pescá-las, quem sabe algum dia resolvo enfrentá-las.
Entretanto, naquele dia, nós tínhamos outro desafio e sabíamos das dificuldades. Sabe o dia em que nenhum barco se atreve a sair para pescar? A maré de lua cheia, tendo o vento como seu aliado, a chuva fina e gelada que parecia não cessar um segundo configuravam as adversidades a serem superadas. A minha última pescaria foi realizada nesse contexto de espera, de observação e de extrema veneração com a natureza.
Nós, João Paulo³ e eu, sabíamos que teríamos somente um momento para usufruir dessa natureza selvagem. E sabíamos que a escolha do ponto de pesca deveria ser precisa, pois não teríamos tempo para mudar.
Outra vez fui envolvido por pensamentos recônditos e passei a devanear, em dias como esses a nossa imaginação é uma forte aliada para enfrentar o tempo. Pensei em como o robalo é paciente e sabe como nenhum outro peixe aguardar o momento ideal para alimentar-se. Diversos questionamentos surgiam em minha mente: acertaríamos o ponto? Qual isca utilizar? Pescaríamos algum peixe?
Iniciamos a pescaria em um ponto famoso da região de Iguape, a Coroa do Sapo, nós queríamos aproveitar o término da vazante e o início da enchente. O vento atenuou-se e a diminuição da força da maré deixou a cor da água ideal. Logo no primeiro arremesso, a isca – Shad Rap verde limão – trabalhada de modo provocante foi acometida por algum peixe, o que parecia anunciar que teríamos boas ações, acredito que tenha sido um Peva, a batida dele é peculiar.
Em seguida capturei um bonito Robalo Peva, que impaciente não esperou o primeiro toque de ponta de vara e atacou à isca logo na caída. Outros pevas foram capturados e não foi preciso dizer que a espera estava sendo recompensada.
Contra qualquer previsão e de forma surpreendente, nós capturamos muitos Robalos, flechas e pevas. Os peixes estavam famintos e atacavam as iscas com ferocidade. Acredito que eles também esperavam pacientemente o momento certo para se alimentar. E nós tivemos a paciência necessária para esperá-los e escolhemos o local ideal. Em um prazo curto de tempo, realizei uma das melhores pescarias de robalo da minha vida.
A jangada arrastada pela forte enchente lembrava-nos o ritmo da natureza. A vida se faz e se desfaz continuamente ao tempo da incansável maré. Mas, a maré não respeita o tempo, ao contrário…
__________________________
¹ – Jangada – neste texto, refiro-me a um emaranhado de mangue/mato que é arrastado pela maré.
² – Robalo – sm. peixe teleósteo, percomorfo, da fam. dos centropomídeos / roballo 1813 / Metátese de *lobarro (cat. llobarro), deriv. de lobo, que, como o lat. lupus, se aplicam metaforicamente ao peixe / robalinho 1881.
³ – João Paulo – Guia de pesca profissional na região de Iguape.
* – Equipamentos: Varas de 14Lb 5’10” – Custom By Renato Badejo – MIRAGUAIA – Oficina de Pesca http://miraguaia.com.br. Carretilhas de Perfil Baixo 6.4:1, linhas de Multifilamento 20lbs e Leader fluorcarbon de 25lbs. Iscas: Plugs diversos, meia-água e superfície.